Terça Abril 25 , 2017

Caracterização

Situada a 5,2km da sede do concelho, num terreno em declive, um pouco argiloso e com pequenos afloramentos de granito, Arroios é uma das trinta freguesias do concelho de Vila Real.
Confronta com as freguesias de Constantim, Mouços, Mateus, S. Pedro e Folhadela, dela se avistam Vila Real, Mateus, Adoufe, Borbela, Lordelo, Vila Marim, Mondrões, e Torgueda. Tem por isso, uma situação geográfica privilegiada. Ocupa uma área de 3km2 e apresenta uma elevada densidade populacional: 330,3hab/km2. Segundo dados mais recentes a freguesia tem hoje cerca de 1300 habitantes, dos quais, 785 recenseados. O topónimo da freguesia derivará do termo ”arroio“, sinónimo de regato, ou de “arroyos”, planta medicinal de que trata o livro “Luz e Medicina. O orago é S. João Baptista cuja festa é celebrada no Domingo mais próximo de 24 de Junho. O terreno da freguesia é fértil, pelo que havia muitas quintas, prados, olivais, soutos e pomares. Na freguesia de Arroios existem os lugares de Arroios, Couto, Torneiros, Ribaboa, Alto e Vilalva.

Arroios
Couto