Terça Outubro 19 , 2021
Text Size
   

GP - Carros de Pau - 2011

GP DE CARROS DE PAU E DE ROLAMENTOS...EM TORNEIROS

carros_pau_2011

carrospau_2011

No passado domingo, 4 de Setembro, a JF ARROIOS, levou a efeito mais uma corrida de carros de pau e de rolamentos, que já vai na 8ª edição.

A mais de meia centena de participantes com idades compreendidas entre os 8 e 78 anos, de novo fez fervilhar de emoção e animação a tradicional pista de cerca de 1 quilómetro, que vai do alto do Couto ao coração de Torneiros. O percurso, em diversas partes, apresenta grande inclinação e curvas apertadas, para mais à frente se espraiar e tornar menos inclinado e sinuoso.

As "máquinas", agrupadas em diversas categorias conforme a sua feitura e material componente, todas elas elaboradas pelas mãos de verdadeiros mestres, com muito carinho e muita ternura à mistura, encantavam pela sua beleza e aprimorada técnica e inovação e surpreendiam agradavelmente pela sua velocidade.

O "Folhadela – bus" era um assombro de beleza e funcionalidade.

Espalhadas ao longo da pista, em locais estrategicamente escolhidos, muitas centenas de pessoas da terra e de terras vizinhas, assistiam extasiadas ao barulhento traçado que os corredores escolhiam, na tentativa de ganhos de tempo e velocidade.

A chegada era espetacular pois a perda de velocidade e imobilização dos "bólides" era obtida à custa de derrapagens controladas e piões de arrepiar o que fazia vibrar de emoção os assistentes que escolheram o final da prova.

Aqui estiveram participantes dos distritos de Bragança e Amarante, dos concelhos da Régua, Sabrosa, Alijó e de muitas freguesias do concelho de Vila Real.

Registe-se a presença do Sr. Presidente da Câmara, PSP e Bombeiros de Cruz Verde.

No final a Presidenta da Junta de Freguesia agradeceu o empenho dos diversos patrocinadores, de todos os colaboradores e da forma ordeira e desportivamente sã exemplar de todos. A próxima edição ficou já marcada para o primeiro fim-de-semana de Setembro de 2012.

Foi encerrada a festa com a distribuição de prémios, verdadeiras obras de arte e a tradicional merenda onde não faltaram as rabanadas.

Veja aqui a reportagem (clique)