Segunda Setembro 25 , 2017

altar_capela_arroios.jpg - 740.00 Kb

praceta_2013.jpg - 472.88 Kb

praceta1_2013.jpg - 814.10 Kb

No passado domingo, 25 de agosto, a freguesia de Arroios esteve em festa, com o programa:

-Missa na Capela de Arroios.

-Homenagem à sua Presidente.

-Momento cultural e lanche convívio.

A Capela de Arroios, capela de Stº António e de Nª Srª das Dores é uma obra do Século XVIII, atribuída por alguns historiadores à escola de Nicolau Nasoni.

Há muitos anos em permanente degradações, metia dó vê-la de dia para dia a caminhar para a completa ruína.

Através do Sr. Luís Carlos Meneses, representante dos seus proprietários, havia sido doada à Junta de Freguesia no ano de 1986, que logo encetou diligências para a sua recuperação. Não havendo recetividade pelos organismos estatais, a Câmara Municipal de Vila Real e a Junta de Freguesia de Arroios decidiram deitar "mãos" à obra.

Depois de vários anos de recuo e avanços, ei-la enfim recuperada e pronta para o culto.

Sua Exa Revmo. D. Amândio José Tomás Bispo da Diocese de Vila Real veio benze-la e celebrar a eucaristia.

As gentes de Arroios compareceram em grande número para uma festa que se previa simples e acolhedora.

Foi aproveitada a ocasião para se homenagear a Presidente da Junta da freguesia de Arroios, Profª Marília Ferreira que durante vinte e oito anos presidiu os destinos da freguesia, com o descerramento da placa toponímica no largo da capela que passou a designar-se praceta Prof. Marília Ferreira. No uso da palavra a Presidente da Junta historiou um pouco o processo de aquisição e recuperação da capela, agradecendo a vinda de todos aqueles que de qualquer forma deram o seu contributo para a realização do sonho - Capela renovada.

O Sr. Presidente da Câmara enalteceu as qualidades de trabalho, empenho e honestidade da Profª Marília, realçando que foi um prazer ter com ela trabalhado durante mais de duas décadas.

Presentes ainda o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, Presidentes de Junta e Vereadores.

Na animação cultural esteve o grupo de cantares da Casa do Professor de Vila Real.

A finalizar, já ao cair da noite houve lanche convívio com animação musical do filho da terra, Ricardo Nascimento.

Arroios em festa, Arroios de PARABÉNS.

JPM